quinta-feira, 10 de outubro de 2013

As leis existem, mas por que não são cumpridas?

Mesmo sabendo da existência de diversas leis, percebemos que grande parte das escolas e da população ainda exprimem certo preconceito quanto a inclusão escolar. É preocupante como a palavra inclusão é mal utilizada e interpretada.
Mas, porque as leis não estão sendo cumpridas?
1. Não há como incluir crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular sem apoio especializado que ofereça aos professores orientação e assistência.
2. A estrutura física da escola deve acontecer, mas a principal mudança deve ocorrer no projeto político-pedagógico, a mentalidade das pessoas deve ser refeita. Não adianta termos uma escola com todos termos de acessibilidade se na cabeça do diretor, do professor, da comunidade, a inclusão não é aceita.
3. O professor deve fazer a inclusão agora. Devemos parar de falar de conscientização inclusiva e partir para o tempo da ação. É extremamente difícil exigirmos muito de um professor que é desvalorizado, que se vê pequeno. Esse profissional precisa enxergar que ninguém é mais importante que ele. Um professor é do tamanho da inclusão, somente quem percebe isso pode incluir toda sua turma.
4. As escolas e seus funcionários devem ter como visão: Que tipo de escola é a nossa? Que futuro queremos para nossos alunos? Uma escola boa não é aquela que possui ótima estrutura, mas sim àquela que aceita as diferenças e inclui, não integra.
5. Atualmente, nem todos cursos de licenciatura oferecem disciplinas sobre inclusão escolar. E muitos outros professores que hoje atuam ainda não sabem o que significa esse tema.
6. É mais fácil apontarmos os erros e dificuldades de um Portador de Necessidades Educacionais Especiais do que reconhecer seu talento em outras áreas.





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